Com o som do sertão, Orquestra Sinfônica de Teresina atrai multidão para a Praça dos Girassóis na Flit 2012

09/07/2012 - 11:07 - Geórgia Milhomem

Wlademir Filho

Formada por 65 músicos, a Orquestra Sinfônica de Teresina encantou o público tocantinense Regida pelo maestro Aurélio Melo, orquestra interpretou clássicos de Luiz Gonzaga Acompanhado de secretários estaduais e da primeira-dama, o Governador assistiu emocionado à apresentação da orquestra Público ocupou todas as cadeiras disponíveis em frente ao palco

A Música Popular Brasileira com traços e arranjos eruditos, uma harmonia perfeita para homenagear Luiz Gonzaga, o mestre do baião. Com a formação de 65 músicos, sendo composta em maioria por jovens talentos, a Orquestra Sinfônica de Teresina, regida pelo maestro Aurélio Melo e com participação do interprete João Claudio Moreno, lotou a Praça dos Girassóis na noite deste domingo, 9, na programação da Flit - Feira Literária Internacional do Tocantins. Quem conferiu de perto a apresentação foi o Governador Siqueira Campos, que cantou junto com o público as músicas consagradas na voz do mestre Gonzaga.

Zabumba, triângulo e sanfona juntos a violinos, violoncelos e fagotes em perfeita harmonia, uma sinfonia de notas e arranjos que deram nova roupagem a canções que ultrapassaram gerações, como "Xote das Meninas", "Respeita Januário" e "Noites Brasileiras". Para contrariar aqueles que torcem o nariz para música clássica, os violinos se aproximam do som da rabeca e da sanfona, as madeiras do pífano e toda percussão criaram uma levada contagiante de ritmo nordestino.

“Estou me sentindo em casa, revivendo os momentos de minha meninice”, disse o Governador, que se emocionou com a surpresa preparada pela Orquestra, que executou brilhantemente o Hino do Tocantins, em homenagem ao Estado.

As mais de 3 mil cadeiras dispostas na praça foram todas ocupadas e as pessoas ainda se dispuseram nas escadarias do Palácio Araguaia. As crianças tiveram espaço especial, bem à frente do palco. Apesar da pouca idade, Jenize Maressa Saldanha, de 10 anos, aprendeu um pouco mais sobre a história da música brasileira. “Agora sei que Luiz Gonzaga é muito amado por todos, gostei muito. A primeira vez que vi uma orquestra sinfônica foi aqui na Flit, esta é a segunda vez que assisto”, disse.

Piauiense de Teresina, Genivan Ribeiro, que estava na primeira fila, destacou o trabalho da orquestra como inovador. “Misturar o clássico com o MPB, dando esta roupagem, foi uma ideia muito boa, acho que o 'rei do baião' está muito feliz”, completou.

Sobre a orquestra

Criada em 1993, a Orquestra Sinfônica de Teresina se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira, tendo a primazia de transpor as melodias de nossos grandes compositores populares para a grandiosidade do som sinfônico.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Prefeito e população comemoram início das obras de reconstrução da malha asfáltica de Araguatins, na região do Bico do Papagaio Seagro recebe Grupo de Consultoria para tratar da criação de um fundo de investimento no setor rural Pavilhão enfatizará potencial e novidades da piscicultura tocantinense durante Agrotins 2014 Trilha Educativa da Fundação Universidade do Tocantins promove conhecimento interdisciplinar Violência contra mulher é tema de debate nos municípios do Bico do Papagaio Durante evento do Agenda Cidadã, Sedecti apresenta Programa de Compras Governamentais Governos do Tocantins e Mato Grosso debatem interligação entre os estados Produtores rurais podem renegociar o Pronaf Ponte Alta do Bom Jesus recebe Dia de Campo sobre Sanidade Vegetal e Raiva dos Herbívoros Em Pedro Afonso, Dia do Campo pretende estimular a heveicultura nas propriedades rurais Naturatins celebra 25 anos protegendo e conservando recursos naturais do Tocantins Malha viária urbana de Augustinópolis começa a ser recuperada com as obras do Pró-Município Casos de dengue são reduzidos em 61% em relação ao mesmo período de 2013 Etapas regionais dos Jets e Parajets têm início em Dianópolis; competições seguem até esse domingo Inscrições para curso gratuito de especialização em Gestão em Saúde são prorrogadas Ruraltins promove I Feira da Mulher em Lavandeira Secretária de Estado da Saúde é vice-presidente Conass Língua de Sinais promove inclusão de alunos no TO Parceria do governo e IFTO levará ensino técnico a Pedro Afonso Workshop sobre gestão de resíduos sólidos chega a reta final no Estado