Governo vai fomentar potencial do cerrado para a bioagricultura

16/05/2013 - 17:54 - Giuliano Germano - ATN

O Tocantins vai desenvolver um banco de dados para orientar empreendedores interessados em investir na bioagricultura de frutos nativos do cerrado. Com mais de 65% de sua cobertura vegetal envolvida pelo bioma Cerrado, o Estado pode se tornar um grande produtor nesta área.

Nessa perspectiva, o Governo do Estado vai registrar importantes aspectos do bioma e definir a conservação e aproveitamento das espécies. No cerrado existem áreas que não podem ser utilizadas, porque são muito frágeis e para recuperar, demandam um processo muito demorado. Mas há espécies que podem ser aproveitadas, como por exemplo, plantas para fins medicinais e árvores frutíferas para compotas, doce e sucos. A ideia é utilizar inicialmente seis tipos de frutas, entre elas, o murici, o araçá, a cagaita, o pequi, o buriti e a bacaba. 

Com esse banco de dados, os empreendedores terão acesso às regras de utilização de cada tipo de área e dados necessários para começar o investimento utilizando os frutos do cerrado.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Indústria de produtos de nutrição animal confirma participação na Agrotins deste ano 3ª Corrida Mirim acontece neste domingo; podem participar atletas com idade entre 7 e 14 anos Rede estadual de ensino retoma as aulas e estudantes comemoram Monitoramento hidrometeorológico é discutido em reunião na Secretaria da Agricultura e Pecuária Governo revitaliza sinalização da TO-030, que liga Palmas ao município de Santa Tereza, passando por Taquaruçu e Buritirana Etapa regional dos Jogos Estudantis tem início nesta quarta-feira Projeto de apicultura melhora renda das famílias Começa terceira etapa da posse dos aprovados Iniciativa do TO incentiva produção literária tocantinense Língua de sinais promove inclusão de alunos surdos na rede estadual TO no Ar: Campanha contra gripe tem meta de imunizar 80% do público 80% do público alvo será imunizado no Tocantins Técnicos da ATS recebem capacitação profissional PM divulga balanço da Operação Semana Santa Infraestrutura dos parques industriais atrai novos empreendimentos Em encontro com prefeito, governador anuncia obras do Pró-Município à Capital Implantado em 2010, projeto de apicultura melhora renda e qualidade de vida de famílias do Estado Concurso para vagas técnico-administrativos da Unitins segue com inscrições até o dia 25 de maio Tem início terceira etapa da posse dos aprovados no concurso do Quadro Geral do Tocantins Agricultores familiares podem renegociar dívidas do Pronaf