Folia do Divino Espírito Santo é recebida pelo Governador

23/04/2013 - 11:44 - Erica Lima

Frederick Borges - Assegov

Governador Siqueira Campos recebe bênçãos do Divino Espírito Santo. Folia de Natividade esteve no Palácio Araguaia Governador Siqueira Campos e a primeira-dama Marilúcia Siqueira Campos pedem bênçãos

O Governador Siqueira Campos, acompanhado da primeira-dama, Marilúcia Siqueira Campos, recebeu na manhã desta terça-feira, 23, no hall do Palácio Araguaia, em Palmas, a comitiva dos integrantes da Folia do Divino Espírito Santo, do município de Natividade. Durante a visita, o grupo realizou uma apresentação de catira e pediu bênçãos para a população do Tocantins.

Cerca de 50 foliões fizeram parte da comitiva. Entre eles, os principais símbolos do festejo: o imperador  Patrício Dias Santana; o Capitão do Mastro, Hélio Ribeiro e a Rainha, Josina Nunes. Para o Governador, a festa é uma das mais tradicionais do Tocantins e mostra a religiosidade de um povo. “De certa forma, vocês foliões são capazes de levar a religiosidade e a esperança a quem precisa”, afirmou.

Durante a passagem pelo Palácio Araguaia, os foliões visitaram todos os departamentos da sede do poder executivo, levando a bandeira que representa o Divino Espírito Santo. “Nós pedimos ao Divino que abençoe esse estado e o seu povo”, disse o Alferes Dimas Braga Sá.

De acordo com uma das organizadoras da Folia, Simone Camelo Araújo, a intenção da visita foi agradecer o apoio recebido pelo Governo do Estado para a realização do festejo cultural. “Além disso, nós também queremos convidar o Governador e toda a sua equipe para  as festividades de nosso município”, explicou.

Sobre a folia do Divino

O primeiro registro da folia se deu em 1.903. Neste ano, a festa completa 110 anos de história. Antes da festa, o grupo percorre diversas regiões do estado. Aqui em Palmas, além do Palácio Araguaia, a folia também visita a Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), patrocinadores, apoiadores e romeiros que residem em Palmas. A chegada do grupo em Natividade acontece no dia 9 de maio, onde ocorre o encontro das folias. Já o festejo será realizado nos próximos dias 18  e 19.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Prefeito e população comemoram início das obras de reconstrução da malha asfáltica de Araguatins, na região do Bico do Papagaio Seagro recebe Grupo de Consultoria para tratar da criação de um fundo de investimento no setor rural Pavilhão enfatizará potencial e novidades da piscicultura tocantinense durante Agrotins 2014 Trilha Educativa da Fundação Universidade do Tocantins promove conhecimento interdisciplinar Violência contra mulher é tema de debate nos municípios do Bico do Papagaio Durante evento do Agenda Cidadã, Sedecti apresenta Programa de Compras Governamentais Governos do Tocantins e Mato Grosso debatem interligação entre os estados Produtores rurais podem renegociar o Pronaf Ponte Alta do Bom Jesus recebe Dia de Campo sobre Sanidade Vegetal e Raiva dos Herbívoros Em Pedro Afonso, Dia do Campo pretende estimular a heveicultura nas propriedades rurais Naturatins celebra 25 anos protegendo e conservando recursos naturais do Tocantins Malha viária urbana de Augustinópolis começa a ser recuperada com as obras do Pró-Município Casos de dengue são reduzidos em 61% em relação ao mesmo período de 2013 Etapas regionais dos Jets e Parajets têm início em Dianópolis; competições seguem até esse domingo Inscrições para curso gratuito de especialização em Gestão em Saúde são prorrogadas Ruraltins promove I Feira da Mulher em Lavandeira Secretária de Estado da Saúde é vice-presidente Conass Língua de Sinais promove inclusão de alunos no TO Parceria do governo e IFTO levará ensino técnico a Pedro Afonso Workshop sobre gestão de resíduos sólidos chega a reta final no Estado