Folia do Divino Espírito Santo é recebida pelo Governador

23/04/2013 - 11:44 - Erica Lima

Frederick Borges - Assegov

Governador Siqueira Campos recebe bênçãos do Divino Espírito Santo. Folia de Natividade esteve no Palácio Araguaia Governador Siqueira Campos e a primeira-dama Marilúcia Siqueira Campos pedem bênçãos

O Governador Siqueira Campos, acompanhado da primeira-dama, Marilúcia Siqueira Campos, recebeu na manhã desta terça-feira, 23, no hall do Palácio Araguaia, em Palmas, a comitiva dos integrantes da Folia do Divino Espírito Santo, do município de Natividade. Durante a visita, o grupo realizou uma apresentação de catira e pediu bênçãos para a população do Tocantins.

Cerca de 50 foliões fizeram parte da comitiva. Entre eles, os principais símbolos do festejo: o imperador  Patrício Dias Santana; o Capitão do Mastro, Hélio Ribeiro e a Rainha, Josina Nunes. Para o Governador, a festa é uma das mais tradicionais do Tocantins e mostra a religiosidade de um povo. “De certa forma, vocês foliões são capazes de levar a religiosidade e a esperança a quem precisa”, afirmou.

Durante a passagem pelo Palácio Araguaia, os foliões visitaram todos os departamentos da sede do poder executivo, levando a bandeira que representa o Divino Espírito Santo. “Nós pedimos ao Divino que abençoe esse estado e o seu povo”, disse o Alferes Dimas Braga Sá.

De acordo com uma das organizadoras da Folia, Simone Camelo Araújo, a intenção da visita foi agradecer o apoio recebido pelo Governo do Estado para a realização do festejo cultural. “Além disso, nós também queremos convidar o Governador e toda a sua equipe para  as festividades de nosso município”, explicou.

Sobre a folia do Divino

O primeiro registro da folia se deu em 1.903. Neste ano, a festa completa 110 anos de história. Antes da festa, o grupo percorre diversas regiões do estado. Aqui em Palmas, além do Palácio Araguaia, a folia também visita a Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), patrocinadores, apoiadores e romeiros que residem em Palmas. A chegada do grupo em Natividade acontece no dia 9 de maio, onde ocorre o encontro das folias. Já o festejo será realizado nos próximos dias 18  e 19.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Colégio de Gurupi premia alunos-destaques com Vale Passeio Tocantins começa Paralimpíadas com cinco medalhas no atletismo Etsus lança edital de processo seletivo para docentes do Tocantins Para colaborar com o planejamento das ações, Adapec participa de reunião do Projeto ABC Estado desenvolve ações para prevenção da Febre Chikungunya no Tocantins Encerram nesta sexta-feira inscrições para o Colégio da Polícia Militar Governo inaugura unidade dos Bombeiros em Colinas Seduc incentiva doações para Campanha Bazar Solidário PM/TO orienta alunos do Colégio Militar sobre prevenção de doenças bucais PM/TO orienta alunos do Colégio Militar sobre prevenção de doenças bucais Bombeiros de Porto Nacional realizam treinamento de salvamento veicular Estado elabora plano decenal de Atendimento Socioeducativo Tocantins participa da abertura oficial das Paralimpíadas Escolares em São Paulo Seagro participa de reunião sobre projeto de produção de pescado Encerramento de projeto cidadão do MPE será realizado em Colinas nesta 4ª Curso da Sesau e NHR Brasil atualiza gestores do TO em projetos e ações de controle da hanseníase Tocantins participa da III Conferência Nacional de Economia Solidária, em Brasília nesta quarta-feira Programa de Recuperação de Créditos Fiscais 2014 abre prazo para agendamento feito pela internet Confira os resultados gerais da XIV Meia Maratona do Tocantins Paratletas do Tocantins participam de bate papo com heptacampeão paralímpico André Brasil