Programa Nascente Viva é lançado no Palácio Araguaia

27/02/2013 - 14:18 - Luiz Melchiades

Manuel Junior

De acordo com Alan Barbieiro, o programa vai dar condições para que as nascentes do estado sejam preservadas

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 27, o edital do Programa Nascente Viva, no valor de R$ 1 milhão, para recuperação e revitalização de nascentes e olhos d’água em bacias hidrográficas do Tocantins. O lançamento aconteceu no Palácio Araguaia com a presença de representantes de cerca de 15 entidades da sociedade civil organizada.

Na ocasião, o Governador Siqueira Campos comentou que apesar do Tocantins ser o Estado com o maior potencial hídrico aproveitável do Brasil, há ameaças de rios que secaram no Bico do Papagaio e na região sudeste. “Isso são sinais que merecem a nossa atenção. Temos que tomar providências enquanto é tempo”, frisou.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, o programa vai dar condições para que as nascentes do estado sejam preservadas. “O Tocantins é muito rico em água, mas infelizmente algumas nascentes estão morrendo em função da própria ação humana”, declarou.

Ainda durante o lançamento, Barbiero defendeu a iniciativa do Governo em apoiar as organizações civis para implementar ações ambientais. “É impossível realizarmos ações de desenvolvimento sustentável sem a mobilização e a participação da sociedade.”, destacou.

Fundo Estadual

O edital é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) e apoiará ações de plantio e manutenção da mata ciliar e programas de educação ambiental. Podem concorrer entidades da sociedade civil organizada com projetos que tenha o valor máximo de até R$ 100 mil.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 25 de março. Para efetivar a inscrição o proponente deverá protocolar o projeto na sede da Secretaria, observando o regulamento e os formulários que estão disponíveis no site da Semades (http://semades.to.gov.br/conteudo/editais/435).

A previsão é que o resultado final das instituições contempladas sejam divulgados até o dia 22 de abril.

Revisão: Natália Ferraciolli

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Programa de Resistência às Drogas e à Violência premia estudantes com baile de debutantes Iniciado nessa 5ª, 1º Seminário de Armazenagem do Tocantins conta com apoio do governo do Estado Educadores participam de programa de capacitação do Detran Conselho Gestor do Susaf/TO realiza sua primeira reunião de trabalho Pesquisa do Procon aponta variações em preços de alimentos Município do TO é o 1º do Brasil a aderir à Política Nacional de Saúde Prisional Estado está preparado para vacinar gestantes contra a coqueluche Maracujá é apontado por especialistas como opção para diversificar renda Delegação do Tocantins participa da Conferência Nacional de Educação, realizada em Brasília Profissionais do Hospital de Gurupi participam de Congresso sobre Enfermagem Neonatal em GO Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos inicia no dia 24 de novembro com Semana de Ambientação Hospital Geral de Palmas realiza treinamentos para prevenção de úlceras que surgem por pressão Com apresentações artísticas e culturais, estudantes celebram Dia da Consciência Negra Rede Estadual de Ensino realiza ações sobre a Consciência Negra Seagro participa da abertura do Amazon Soil 2014 Seduc promove II Seminário sobre Pacto Nacional pelo Ensino Médio Comissão divulga concorrência para o Vestibular 2015 da Unitins Fundação Unitins divulga locais de prova para o Vestibular 2015/1 Plenarinho da Câmara Federal lança concurso de história em quadrinhos para estudantes Parceria capacita extensionista no projeto ABC Leite no Tocantins