Programa Nascente Viva é lançado no Palácio Araguaia

27/02/2013 - 14:18 - Luiz Melchiades

Manuel Junior

De acordo com Alan Barbieiro, o programa vai dar condições para que as nascentes do estado sejam preservadas

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 27, o edital do Programa Nascente Viva, no valor de R$ 1 milhão, para recuperação e revitalização de nascentes e olhos d’água em bacias hidrográficas do Tocantins. O lançamento aconteceu no Palácio Araguaia com a presença de representantes de cerca de 15 entidades da sociedade civil organizada.

Na ocasião, o Governador Siqueira Campos comentou que apesar do Tocantins ser o Estado com o maior potencial hídrico aproveitável do Brasil, há ameaças de rios que secaram no Bico do Papagaio e na região sudeste. “Isso são sinais que merecem a nossa atenção. Temos que tomar providências enquanto é tempo”, frisou.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, o programa vai dar condições para que as nascentes do estado sejam preservadas. “O Tocantins é muito rico em água, mas infelizmente algumas nascentes estão morrendo em função da própria ação humana”, declarou.

Ainda durante o lançamento, Barbiero defendeu a iniciativa do Governo em apoiar as organizações civis para implementar ações ambientais. “É impossível realizarmos ações de desenvolvimento sustentável sem a mobilização e a participação da sociedade.”, destacou.

Fundo Estadual

O edital é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) e apoiará ações de plantio e manutenção da mata ciliar e programas de educação ambiental. Podem concorrer entidades da sociedade civil organizada com projetos que tenha o valor máximo de até R$ 100 mil.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 25 de março. Para efetivar a inscrição o proponente deverá protocolar o projeto na sede da Secretaria, observando o regulamento e os formulários que estão disponíveis no site da Semades (http://semades.to.gov.br/conteudo/editais/435).

A previsão é que o resultado final das instituições contempladas sejam divulgados até o dia 22 de abril.

Revisão: Natália Ferraciolli

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Prefeito e população comemoram início das obras de reconstrução da malha asfáltica de Araguatins, na região do Bico do Papagaio Seagro recebe Grupo de Consultoria para tratar da criação de um fundo de investimento no setor rural Pavilhão enfatizará potencial e novidades da piscicultura tocantinense durante Agrotins 2014 Trilha Educativa da Fundação Universidade do Tocantins promove conhecimento interdisciplinar Violência contra mulher é tema de debate nos municípios do Bico do Papagaio Durante evento do Agenda Cidadã, Sedecti apresenta Programa de Compras Governamentais Governos do Tocantins e Mato Grosso debatem interligação entre os estados Produtores rurais podem renegociar o Pronaf Ponte Alta do Bom Jesus recebe Dia de Campo sobre Sanidade Vegetal e Raiva dos Herbívoros Em Pedro Afonso, Dia do Campo pretende estimular a heveicultura nas propriedades rurais Naturatins celebra 25 anos protegendo e conservando recursos naturais do Tocantins Malha viária urbana de Augustinópolis começa a ser recuperada com as obras do Pró-Município Casos de dengue são reduzidos em 61% em relação ao mesmo período de 2013 Etapas regionais dos Jets e Parajets têm início em Dianópolis; competições seguem até esse domingo Inscrições para curso gratuito de especialização em Gestão em Saúde são prorrogadas Ruraltins promove I Feira da Mulher em Lavandeira Secretária de Estado da Saúde é vice-presidente Conass Língua de Sinais promove inclusão de alunos no TO Parceria do governo e IFTO levará ensino técnico a Pedro Afonso Workshop sobre gestão de resíduos sólidos chega a reta final no Estado